Curso "Projeto expográfico: do plano à prática" com Helena Cavalheiro e convidadas

com Helena Cavalheiro e convidadas
curso online
14 AULAS
ABRIL 25 e 28
MAIO 02, 05, 09, 12, 16, 23 e 30
JUNHO 06, 13, 20 e 27
JULHO 04
Segundas, das 19H às 21H30
Quintas, das 19H às 21h30 (as aulas às quintas só acontecem nas 3 primeiras semanas, dado o teor teórico no início do curso)
R$1700,00 em até 8x sem juros

Quais são as questões conceituais e técnicas que dão forma a um projeto expográfico? Quais são xs agentes envolvidxs no processo ? Quais são as ferramentas e etapas de trabalho mais utilizadas? Embora inscrita no universo da arquitetura, a tarefa de transpor para o espaço uma narrativa artística possui suas particularidades.

O curso é voltado para estudantes e profissionais interessadxs em atuar no desenvolvimento de projetos de exposições, seja na área da arquitetura ou em áreas afins, como curadoria, comunicação visual, produção e iluminação. Conjugando teoria e prática, os conteúdos do curso serão oferecidos a partir de uma combinação de aulas expositivas e realização de exercícios de projeto baseados em situações reais. Com isso, ao final do processo, os participantes não apenas enriquecerão seu repertório sobre o tema, como também terão sido responsáveis por projetar coletivamente uma exposição, aplicando em tempo real os assuntos abordados ao longo dos encontros.

[sobre o tema do projeto desta edição]

Recentemente, as celebrações do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e do Bicentenário da Independência aqueceram importantes debates críticos sobre essas datas, e nos fizeram questionar a respeito das noções de moderno e modernidade no país. O projeto de exposição acompanhará tais discussões, percorrendo relações entre identidade e alteridade, cultura local e influências estrangeiras, arte, poder e institucionalização. Veremos como alguns artistas, movimentos e eventos culturais compuseram (e compõem) a disputa pela construção do Brasil.

[Conhecimento prévio]

É desejável (mas não imprescindível) que x participante tenha conhecimentos básicos em ferramentas de desenho arquitetônico e/ou gráfico, além de conhecimentos do pacote Office (word, excel).

[Material e/ou equipamento necessário]

É necessário que x participante tenha um computador com microfone, câmera e acesso à internet. Programas de desenho arquitetônico e/ou gráfico, materiais para desenho à mão e elaboração de maquetes, assim como pacote Office também podem ser utilizados conforme os interesses e habilidades dx participante.

[Plano de aulas]

Aula 1
Antes de começar: apresentação geral do curso e contextualização histórica

Aula 2
O espaço é político: diálogos com curadoria
Aula com Pollyana Quintella, curadora convidada

Aula 3
Questões-chave: leitura da narrativa curatorial/artística; sistemas construtivos; relações com pré-existências; fluxos e distribuição das obras no espaço; interfaces projetuais; prototipagem e gestão de recursos

Aula 4
Mapeando o processo: agentes envolvidos, condicionantes, etapas, ferramentas de projeto e dinâmicas de trabalho

Aula 5
Alô produção: fazendo acontecer
Aula com Marcela Amaral, produtora convidada

Aula 6
Apresentação de seleção de projetos realizados pela professora, entre os quais a reedição dos cavaletes de vidro de Lina Bo Bardi (Museu de Arte de São Paulo, 2015) e
Farsa: língua, fratura, ficção (Sesc Pompeia, 2020)

Aula 7
Saída a campo: visita a uma exposição em cartaz em São Paulo. Para os alunos fora da cidade faremos uma transmissão ao vivo da visita.
Aula 8
Kickoff: apresentação do briefing do projeto expográfico a ser desenvolvido pela turma
Participação da curadora Pollyana Quintella

Aula 9
Parcerias de projeto I: comunicação visual
Aula com Elaine Ramos, designer gráfica convidada

Aula 10
Desenvolvimento do projeto: apresentação e discussão dos estudos preliminares produzidos pela turma, com foco na conceituação geral das propostas
Participação da curadora Pollyana Quintella

Aula 11
Parcerias de projeto II : iluminação
Aula com Fernanda Carvalho, lighting designer convidada

Aula 12
Desenvolvimento do projeto: apresentação dos trabalhos e discussão de aspectos técnicos, com foco nos materiais e sistemas construtivos
Participação da curadora Pollyana Quintella

Aula 13
Desenvolvimento do projeto: revisão geral; orçamento; planejamento de execução e montagem

Aula 14
Apresentação dos resultados finais e “tour” virtual pela exposição
Participação da curadora Pollyana Quintella

[sobre a professora]

HELENA CAVALHEIRO

Vive e trabalha em São Paulo. É pesquisadora e arquiteta, graduada pela FAU UFRGS (Porto Alegre – RS) e mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (São Paulo – SP) na área de Projeto, espaço e cultura. Suas investigações e práticas se situam na fronteira entre arte, arquitetura, cidade e educação. Trabalha há mais de 15 anos no meio das artes visuais. O início dessa trajetória profissional se deu em Porto Alegre, participando da 4ª, 6ª e 8ª edições da Bienal de Artes Visuais do Mercosul (2003, 2007 e 2011), nas áreas de ação educativa, produção e expografia, respectivamente. Desde então, de forma independente ou em associação realizou projetos expográficos como o da 30ª Bienal de Arte de São Paulo (2012-13), da mostra ‘Cidade Gráfica’ (Itaú Cultural, 2014), a reedição dos cavaletes de vidro de Lina Bo Bardi (MASP, 2015), a 11ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (2017), o ‘Festival Plana Fim do Mundo’ (Pavilhão da Bienal, 2017), e as exposições ‘Claudia Andujar: a luta Yanomami’ e a ‘Farsa: língua, fratura, ficção’ (SESC Pompeia, 2020). Em 2019, entre outros projetos foi também responsável pela produção executiva das instalações comissionadas realizadas no Sesc 24 de maio por ocasião da 12ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo. Também desde 2019 integra o corpo docente da Escola da Cidade, participando de ateliês de projeto, aulas expositivas e de projetos de pesquisa promovidos pela instituição. Sua prática inclui ainda a idealização de cursos livres, palestras e produção escrita, com colaborações com instituições culturais e veículos de comunicação especializados em arquitetura, urbanismo e arte contemporânea.


[professoras convidadas]

POLLYANA QUINTELLA

Vive e trabalha no Rio de Janeiro. É curadora, escritora e pesquisadora. Formada em História da Arte pela UFRJ, é mestre em Arte e Cultura Contemporânea pela UERJ e doutoranda pela mesma instituição. Colaborou com pesquisa e curadoria para o Museu de Arte do Rio (MAR), entre 2018 e 2020, e escreve para diversos jornais e revistas de cultura como Revista Select, Revista ZUM, Revista Continente, Revista ArteBrasileiros!, entre outras. Entre as principais exposições que curou estão ‘Mulheres na Coleção MAR’ (2019 - Museu de Arte do Rio); ‘Cine Desejo’ (2020 - Centro Municipal Hélio Oiticica); ‘FARSA - Língua, Fratura, Ficção: Brasil-Portugal’ (2020 - 2021 Sesc Pompeia).


MARCELA AMARAL

É gestora cultural formada em Artes Plásticas pela FAAP e em História pela PUC, com especialização em Gestão de Bens Culturais pela FGV-SP. Atua no mercado de produção e gestão cultural desde 2001. Trabalhou em importantes galerias como Nara Roesler e Galeria Millan, escritórios de produção como Arte 3 e instituições de destaque do circuito de São Paulo como MIS, Paço das Artes e Fundação Bienal. Como autônoma, esteve envolvida em grandes eventos como a 27a e 29a Bienal de São Paulo, II Fórum Internacional de Bienais, Fórum de Galerias e outros eventos culturais em diferentes localidades no Brasil e fora dele. Em seu percurso profissional, procurou mesclar experiências profissionais como autônoma e em cargos fixos, coordenando e participando de equipes; buscou empreender de forma individual e coletiva. Nos últimos três anos, esteve à frente do núcleo de Planejamento e Operação da Fundação Bienal de São Paulo e hoje é diretora de operações na Casa do Povo.

ELAINE RAMOS

Elaine Ramos é designer atuante na área cultural e sócia da editora paulistana Ubu. Foi, por 11 anos, diretora de arte da editora Cosac Naify, onde também coordenou a edição dos títulos sobre design. É co-organizadora do livroLinha do tempo do design gráfico no Brasil e foi co-curadora da exposição Cidade Gráfica, no Itaú Cultural em São Paulo em 2015.

FERNANDA CARVALHO

Fernanda Carvalho, lighting designer premiada, é arquiteta e urbanista e mestre na área de Design e Arquitetura pela FAUUSP. É membro da AsBAI, do ICOM e do comitê internacional do EILD – Encontro Iberoamericano de Lighting Design. Trabalha exclusivamente com projetos de iluminação desde 2006, com ampla experiência em iluminação de exposições e museus. Já iluminou mais de 250 exposições no Brasil e no exterior, entre os projetos em destaque estão: exposição de longa duração do Museu da Imigração em São Paulo; Espaço Olavo Setúbal – Coleção Brasiliana no Itaú Cultural; “Acervo em Transformação” do MASP; e a Galeria Casa Triângulo. Entre projetos em andamento estão o Museu da Língua Portuguesa; a exposição de longa duração do Museu Judaico de São Paulo; e o Edifício Anexo do MASP em São Paulo.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Curso "Projeto expográfico: do plano à prática" com Helena Cavalheiro e convidadas" 19 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/980427/curso-projeto-expografico-do-plano-a-pratica-com-helena-cavalheiro-e-convidadas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.